Sergio Cesario

Brasileiros em Todos os Lugares

"América: Terra dos Sonhos" é tema de exposição de Arte na Bienal de Veneza

Brasileiros em Todos os Lugares

VENEZA, Itália, 22 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- A MIA Curatorial Projects tem o prazer de anunciar sua quarta participação consecutiva na prestigiosa exposição bienal de arte do European Cultural Centre (ECC) em Veneza, Itália, de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Sob o tema "Américas: Terra dos Sonhos", a exposição irá explorar as intricadas práticas artísticas de regiões da América do Norte e do Sul e além, destacando as diversas origens e experiências de artistas que habitam esses territórios.

Com curadoria da Dra. Milagros Bello, renomada integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e diretora da MIA Curatorial Projects, "Américas: Terra dos Sonhos" promete ser uma jornada imersiva no consciente coletivo das Américas. A exposição contará com uma seleção de 16 artistas aclamados e emergentes cujas obras abrangem o surrealismo, hiper-realismo, abstração e outros estilos.

Conhecida por destacar a expressão individual e diversificada na arte contemporânea, a exposição receberá com entusiasmo as obras de dois artistas brasileiros, Eliana Barbosa e Sergio Cesario, cujas criações prometem cativar e inspirar o público internacional. 

Sergio Cesario é um artista com origens no Brasil e divide residência entre Portugal e Estados Unidos. Ele apresenta imagens pós-produzidas digitalmente e que apontam para um futuro prostético da humanidade. Dois dípticos de sua série "Os Tronies Transumanos dos Últimos Dias", foram selecionados: "O Profeta da Nova Ordem Mundial" e "A Próxima Mona Lisa". Os "tronies" (retratos digitais) da série transumanos são figuras robóticas que se decompõem em personagens politicamente carregados, retratados com suas conotações positivas e negativas, como arquétipos da sociedade.

Eliana Barbosa, com raízes artísticas no Brasil e nos Estados Unidos, expõe em suas fotografias efêmeras personagens críticos e fantasmagóricos como reflexo da dissolução social e da crise existencial. Seu método de criação envolve o delineamento de silhuetas pintadas sobre a superfície de uma lata de tinta, que são então fotografadas antes que a imagem efêmera se dissolva sobre a tinta branca.

Ambos os artistas oferecem perspectivas únicas e profundas sobre as complexidades da sociedade contemporânea, convidando o público a refletir sobre o futuro da humanidade e as questões essenciais que enfrentamos em nosso tempo.

A Dra. Milagros Bello expressou sua admiração pelas obras dos artistas brasileiros que selecionou, destacando sua contribuição significativa para a diversidade cultural e criativa da bienal: "A exposição busca iluminar os mundos subjetivos de artistas lidando com a sociedade e a civilização contemporânea através de uma lente focada no imaginativo e no fictício, cultural e social."

A exposição será sediada no histórico Palazzo Bembo, situado ao longo do Grande Canal, oferecendo aos visitantes um cenário cativante para explorar as diversas expressões artísticas das Américas. Este evento faz parte da 7ª bienal de arte contemporânea do ECC, Personal Structures: Beyond Boundaries em Veneza, que visa transcender fronteiras ideológicas, políticas e geográficas, exibindo uma ampla gama de vozes artísticas.

"Sinto-me feliz por expor minha arte nesta maravilhosa bienal, onde tantos artistas talentosos presenteiam o mundo com suas criações", disse Eliana Barbosa sobre mostrar seu trabalho pela 3ª vez no Palazzo Bembo.

"É um privilégio e uma oportunidade única poder compartilhar de minhas visões e experiências artísticas em Veneza", disse Sergio Cesario. "É um passo importante para consolidar o lugar do Brasil num importante cenário artístico internacional."

Além da exposição da MIA Curatorial Projects, Veneza sediará a 60ª edição da renomada Bienal de Veneza, que pela primeira vez na história tem a curadoria de um brasileiro, Adriano Pedrosa, atual diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Sob o tema "Foreigners Everywhere" ("Estrangeiros em Todos os Lugares"), o emblemático evento apresentará uma multiplicidade de vozes artísticas de todo o mundo, enriquecendo ainda mais o cenário cultural de Veneza em 2024.

"Estamos entusiasmados por fazer parte deste vibrante tapete artístico que Veneza se torna durante a Bienal," diz a Dra. Bello. "Nosso objetivo é promover o diálogo e a conexão através da linguagem universal da arte, e convidamos entusiastas de arte de todo o mundo a juntarem-se a nós nesta enriquecedora jornada multicultural."

Para mais informações sobre a MIA Curatorial Projects e sua participação na Bienal de Arte de Veneza 2024, entre em contato pelo email: [email protected]

Sobre a MIA Curatorial Projects:

A MIA Curatorial Projects é uma organização sediada em Miami dedicada à promoção da arte contemporânea e do intercâmbio cultural. Sob a liderança da Dra. Milagros Bello, a MIA Curatorial Projects organiza exposições, eventos culturais e promove colaborações entre artistas e instituições em todo o mundo.

Original post here